Todas as empresas e organizações são compostas por líderes. Você, sendo líder, já deve ter lidado com inúmeros e inúmeras líderes: chefes, supervisores, coordenadores, gerentes. E cada um deles se diferencia não só pelas personalidades e gostos pessoais, mas principalmente pelos tipos de liderança. Consegue lembrar de alguém que influenciou você a ser a líder que é hoje?
Nesse artigo, daremos uma definição das lideranças mais usadas e vamos te ajudar a entender como você vai liderar. Entender isso é de extrema importância para qualquer tipos de líder.
Mas, antes de falar sobre os tipos de liderança, precisamos entender um pouco sobre influência. No final, deixei um teste gratuito que vai identificar o seu perfil de líder, beleza?
A liderança depende da influência
As definições clássicas de liderança trazem a seguinte ideia:
Quem lidera gera influência “sobre” seus liderados, com o objetivo de fazê-los cumprir suas tarefas bem motivados.
Entendemos influência como um traço da força vital de cada indivíduo. Ou seja, todos nós temos essa força. E, dependendo dos ambientes onde passarmos na nossa vida, essa força pode (ou não) desabrochar e ser transformada em ações.
No mundo corporativo, muitas pessoas acabam ocupando cargos importantes dentro da empresa e, geralmente, precisam gerar resultados por meio de pessoas. Só aí descobrem que precisam de competências específicas de liderança para conseguir prosseguir com a empreitada.
E é sobre isso que falaremos agora:
5 tipos de liderança
Liderança autocrática
Três das lideranças mais comentados no século XX foram a autocrática, a liberal e a democrática.
Na liderança autocrática, o líder manda e o liderado obedece. Acabou.
Nela, os comandos são de cima pra baixo. Não existe possibilidade de qualquer questionamento sobre a tarefa delegada, por exemplo. Sabe aquele chefe que manda, todo mundo obedece e ai de quem reclamar?
Como esse estilo contém um comportamento que segue normas rígidas, só uma inteligência serve pra resolver os problemas: a do líder.
Qual é o problema desse líder? Ele constrói um time refém dele mesmo.
Liderança liberal
Esse líder costuma ser muito permissivo. Deixa seus liderados agirem totalmente por conta própria, desde que tragam a tarefa cumprida dentro do prazo. Costuma evitar conflitos e permite que seus liderados resolvam os próprios conflitos sozinhos.
Qual é o problema dessa liderança? O líder costuma não obter a credibilidade necessária na relação com seus liderados.
Liderança democrática
Podemos entender esse estilo como um meio termo entre as duas lideranças anteriores.
Esse líder costuma falar, escutar e pedir opiniões para tomar decisões, fazendo o time se sentir parte importante da construção e execução dos planos de ação. Ele consegue, quando necessário, dar a ordem e tirar o corpo fora quando necessário para o time caminhar com as próprias pernas.
Liderança situacional
Adentrando o século XXI, percebemos a demanda de novos estilos de liderança no mercado. Um exemplo é o estilo de liderança situacional.
Nesse tipo de liderança, o líder deve agir de acordo com o nível de desenvolvimento do liderado. Ou seja, ele se adapta às situações e às pessoas de seu time.
Liderança coach
A liderança coach vem ganhando bastante espaço no mundo corporativo. É um estilo que utiliza uma metodologia com resultados comprovados em várias empresas de portes diferentes ao redor do mundo: o coaching.
Essa metodologia permite que o líder, por meio de perguntas, extraia do próprio liderado grande parte das soluções para os problemas que se apresentam no dia a dia da empresa. Se não forem apresentadas soluções, pelo menos construirão um plano de ação para saber quais são seus próximos passos em busca dessa solução.
Ao questionar, o líder coach deve escutar na essência e de maneira estruturada, ou seja, prestando o máximo de atenção possível ao que está sendo dito. Com isso, a líder tem a matéria-prima exata para trabalhar com cada liderado de maneira personalizada. Escutando, consegue também delegar com eficácia e dar feedbacks constantes para alimentar as ações de cada membro do time, que deve estar em constante melhoria.
Independente do que seja mais funcional para a sua empresa, saiba que você precisa treinar para desenvolver essa sua força vital chamada liderança.
Mas, lá em cima, eu te prometi um presente, lembra? Para que você saiba em qual grupo você se encaixa, criamos um teste. Nesse teste, você saberá que tipo de líder você é e quais são seus pontos fortes e fracos na gestão de um time. Se quiser acesso, basta clicar aqui.
12 Comments