Muito se fala sobre crise. E é inegável a instabilidade econômica em que vivemos. Por isso, é papel de cada líder se adaptar a essas situações, independente da crise.
Aqui no blog já falamos sobre diferentes tipos de liderança. A liderança autocrática é aquela mais autoritária, enquanto a liderança democrática leva em conta o que todos da equipe pensam. A liderança liberal vai além: os liderados têm total liberdade para definir a própria forma de realizar tarefas, solucionar problemas e criar metas.
Mas há um quarto estilo de liderança: a liderança situacional. Pode-se dizer que ela une isso tudo. Vamos entender o que ela é e quais são suas características.
O que é liderança situacional?
Liderança situacional é aquela onde a(o) líder adapta seu perfil de liderança de acordo com a situação em que se encontra.
Uma líder situacional consegue se adaptar de acordo com o liderado e a tarefa que precisa ser feita. Isso facilita para que todos sejam incluídos, entendidos e desenvolvidos.
Na liderança situacional, a maturidade profissional é levada sempre em conta. Para isso, você pode ler nosso artigo onde explicamos as quatro fases de aprendizagem.
Características
Segundo nosso teste de perfil de liderança, essas são as características principais do perfil situacional:
- Gosta de planejar e mapear
- Foco na solução de problemas
- Altamente analítico
- Foco nos fatos e detalhes
- Cuidadoso
- Preciso
- Estruturado
- Gosta de pensar e refletir
- Metódico
- Fala com certeza
- Altamente perfeccionista
- Padrões altos de exigência consigo
- Preocupa-se com os detalhes
- Questiona tudo
- Não enfrenta riscos e não gosta de surpresas
E você? Se identifica com o perfil de liderança situacional?
A primeira etapa para o sucesso de qualquer liderança é buscar desenvolver suas competências humanas, como você aparentemente está fazer. Por isso, criamos um ebook gratuito que diz quais são as 5 competências emocionais e relacionais de bons líderes!
Para baixar, clique abaixo:
1 Comment