Houve uma época em que havia uma divisão bem nítida entre líder e liderado.
Era simples: “eu sou o patrão, vocês são os empregados. Eu mando, vocês obedecem”.
Mas, com a evolução da liderança, a liderança passou cada vez mais a fazer parte da equipe. Não mais simplesmente mandando os colaboradores fazerem coisas, mas fazendo parte mesmo da equipe.
No nosso texto sobre liderança liberal e sobre liderança democrática, por exemplo, falamos sobre como esses estilos de liderar dão foco no grupo.
Mas por que isso é importante? Aqui vamos ver três pontos sobre a relação entre liderança e trabalho em equipe.
1. Ênfase no grupo
As hierarquias estão sumindo. Sabe aquele negócio de que fulano obedece ao beltrano, que obedece ao ciclano, que obedece ao diretor geral, que obedece ao dono?

Essa hierarquia está fazendo cada dia menos sentido.
Hoje, há a responsabilização de liderados e seus grupos, cada um com seus projetos. Isso dá uma sensação maior de pertencimento e une a liderança à equipe. Isso nos leva ao segundo ponto:
2. Sentimento de pertencimento
Os liderados devem se sentir parte da empresa.
Com o fim da velha hierarquia, que vimos na imagem anterior, as coisas mudaram.
Agora o líder, por exemplo, está com uma equipe para terminar um projeto até o final do ano. Assim, líder e liderados ficam muito mais próximos, trabalhando juntos, cada um com suas responsabilidades. Desse jeito:

O dono de cada empreitada pode ser o CEO da empresa mas também pode ser o estagiário, e os que participam na tarefa podem ser de qualquer cargo.
O liderado não sente mais como se estivesse só apertando um parafuso. Ele percebe que é importante pra organização e que tem um papel no todo da equipe.
3. Melhores resultados
Isso tudo, obviamente, influi nos resultados da sua empresa. Esse enfoque no grupo e o desenvolvimento do senso de pertencimento de cada uma melhora as relações interpessoais na empresa.
O professor da Case Western University de Cleveland (EUA) Dr. Richard Boyatzis foi pioneiro em uma pesquisa sobre ressonância emocional e descobriu isso. Ele comprovou que o humor de um líder impacta, e muito, no desempenho de uma equipe.
E o humor da equipe obviamente impacta no desempenho da liderança. Portanto, todos saem ganhando quando se une liderança e trabalho em equipe.
Gostou do artigo? No nosso e-book sobre competências emocionais e relacionais falamos mais sobre como liderar de forma eficaz e se destacar no mercado de trabalho. Baixe aqui!
3 Comments