Menu

  • Início
  • Quem Somos

Onde nos encontrar

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Medium
  • SoundCloud
  • Twitter
  • YouTube

#MundoKasulo

Educação corporativa que forma líderes.

Como trabalhar em equipe? Saiba quais são os 4 passos!

25 de outubro de 20181 de novembro de 20184 minute readby Solange Limberger
Deslize para baixo

O que mais se ouve nos bastidores dos negócios é o tal do “trabalhar em equipe”. Nossa, chega a ser cansativo achar a fórmula certa para que você não tenha somente uma equipe, mas tenha sim um time.

E qual é a diferença?

Equipe pode ser um amontoado de pessoas. Mas um time joga junto, se compromete, faz acontecer. E, para que isso aconteça de fato, não servirão somente dinâmicas de grupos, metas coletivas, palestras de motivação.

Você precisa de engajamento.

O resultado do trabalho em equipe

No mercado contemporâneo, nenhum líder poderá ser indiferente ao desafio de engajar os funcionários. Já faz parte do jogo organizacional, e quem diz isso é o maior especialista em Estratégias de Negócios: Gary Hamel, PhD.

Um estudo em Harvard revela que apenas 63% dos objetivos são atingidos pelas equipes.

Por que isso acontece?

Em muitas situações o time não tem recursos adequados para a conquista da meta. A comunicação é precária. Ninguém sabe o que deve fazer e o que é sua responsabilidade. O trabalho não é organizado. E o que é pior: a liderança é fraca e omissa.

É óbvio que não é isso que você quer.

Então, como faz para criar um time dos sonhos? Vou te mostrar 4 passos para que você possa promover um time coeso, organizado e unido por objetivos comuns. Vamos lá!

Como trabalhar em equipe em 4 passos

Passo 1: Metas que desafiam o time

Geralmente você pede ao seu liderado que ele “faça o seu melhor”. Mas como você mede o entendimento dele do que seja o melhor?

A sua percepção do que é melhor não é necessariamente a dele. Então os objetivos devem ser claros e desafiadores. O seu time irá crescer pelos desafios impostos pelo objetivo definido. Obviamente, porém, é importante definir os critérios de performance e cuidar com as metas impossíveis.

É muito importante que essas metas sejam medidas e monitoradas para que o time possa manter o foco e ajustar planos de ação.

Passo 2: Estimular a iniciativa do time

São os seus liderados que conhecem e vivenciam 100% do tempo os processos em que estão envolvidos. Eles sabem o que funciona e o que não funciona.

Estimule o seu time a participar, a dar feedbacks pra você. Os envolva na melhoria continua. Eles se sentirão mais engajados e comprometidos com as atividades.

Passo 3: Escalação do time

Como num time de futebol, você precisa ter a defesa, o meio de campo e o ataque. Todos em conjunto levam a vencer a partida.

Assim, nos negócios é importante você ter um time com diferentes habilidades. Isso dá força, coesão e o time fica preparado para lidar com situações adversas. Além disso, você pode aproveitar os pontos fortes de cada um no caminho até a meta.

Um time com variedade gera complementariedade, ou seja, um complementa a deficiência do outro e todos conquistam as metas.

Passo 4: Treinar, treinar e treinar

Essa prática rotineira garante o desenvolvimento de competências.

Uma das mais eficientes é o team coaching. Com ele você:

  • Desenvolve o senso de coesão e comprometimento;
  • Feedbacks honestos e construtivos levam ao foco;
  • Desafia os membros a elaborar metas arrojadas;
  • Encoraja o crescimento e a resolução criativa de problemas.

Conclusão

Como você vê, não basta apenas reunir pessoas. É preciso criar as condições adequadas para formar um time.

Um time entende o contexto e sabe da importância de suas atividades nos resultados que alcançam, gerando cooperação, responsabilidade e comprometimento.

É muito importante também que você promova a comunicação eficaz, que as informações circulem livremente para favorecer o debate e a troca de ideias.

Como definido por Donald Bodwell, um dos maiores especialistas nesta área, times podem produzir milagres. Mas milagres não são acidentes: são resultados do seu trabalho como líder, estabelecendo metas desafiadoras, estimulando as iniciativas, escalando um time com diferentes habilidades e valorizando, e por fim treinando, treinando e treinando.

Você quer ter um time com você? Decida colocar em prática essas 4 passos e depois você me conta como foi.

Gostou do texto? Dê uma olhada em nossos outros artigos sobre liderança! Clique aqui: 7 artigos sobre liderança que você já deveria ter lido!

Share this...
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Tweet about this on Twitter
Twitter

Post navigation

← Previous Post
Next Post →
Tags: / Category: Equipe

2 Comments

  1. Pingback: 13 frases motivacionais sobre trabalho em equipe - #MundoKasulo
  2. Pingback: 3 Ferramentas de Liderança que grandes líderes não te mostram - #MundoKasulo

Submit a comment Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se!

Onde nos encontrar

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Medium
  • SoundCloud
  • Twitter
  • YouTube
Kasulo Group© 2018 — Educação corporativa que forma líderes.