João tem uma empresa de varejo e está insatisfeito com os resultados que vem colhendo. Olha o que está acontecendo na empresa do João:
- Um “entra e sai” de funcionários numa frequência elevada, parece que as pessoas não estão comprometidas com o negócio.
- Quando “o bicho tá pegando” sempre tem alguém ausente, uma hora por atestado médico, outra hora por outros compromissos, o RH reclama continuamente que ninguém se compromete com a função.
- A tal da caixinha de sugestões dos funcionários está lá pegando poeira. Nunca se viu na história dessa empresa alguém que tivesse colocado um papelzinho lá dentro. Parece que as pessoas não têm interesse.
- As brigas, discussões, um setor empurrando para o outro a responsabilidade, conflitos entre setores e pessoas é muito comum na empresa do João.
- Agora uma coisa que incomoda é o desperdício de material, os equipamentos quebram com frequência, parece que ninguém tem cuidado.
É, parece que as coisas não andam bem para o João. Ele analisa os resultados e a produtividade caiu, as vendas não andam bem, o faturamento vem diminuindo a cada mês. E ele não consegue identificar o que está acontecendo.
Acorda, João!!! Tudo que está acontecendo na sua empresa são indicadores de que o clima organizacional não anda bem. Clima Organizacional? Mas o que é isso?
O que é clima organizacional?
A palavra clima pode ser utilizada em diferentes contextos. Quando o gerente diz “bom dia” para tornar o CLIMA mais leve. Quando um time sofre uma derrota em um jogo fica sem CLIMA para comentar sobre. Quando acontece algum desentendimento, um conflito na reunião a equipe fica sem CLIMA para continuar. E assim por diante. Pode-se dizer que a palavra clima pode indicar a percepção das pessoas em relação alguma situação. (SOUZA, 2018)
No caso dos conflitos que acontecem na empresa do João, isso tudo pode resultar em um clima de trabalho muito ruim, o que impacta no resultado.
Qual a diferença entre clima organizacional e cultura organizacional?
É muito comum confundir cultura organizacional com clima organizacional. Na realidade a cultura organizacional, de uma forma breve, são as normas e valores organizacionais. O clima organizacional é a descrição das condições de trabalho. (FERREIRA, 2014)
No entanto, vale lembrar que a cultura pode influenciar no clima. Uma cultura rígida pode criar um ambiente de trabalho rígido e formal onde os colaboradores não vão se sentir à vontade pra expor as próprias ideias. O clima impacta na satisfação do trabalho, nas interações e nos comportamentos. (FERREIRA, 2014)
Qual é o impacto do clima organizacional nos resultados de uma empresa?
Uma matéria na Revista Exame trouxe essa realidade à tona:
“o ambiente de trabalho está diretamente ligado a uma maior produtividade e criatividade, além de se alcançar os melhores resultados.”
O clima positivo em uma empresa faz toda a diferença no alcance das metas. Quer ver como?
Voltemos a empresa do João. Naquele clima você acredita realmente que ele conseguirá atingir resultados?
Bem pouco provável. E se conseguir não serão sustentáveis.
Outra pesquisa do Jornal Valor diz que seis em cada dez pessoas no Brasil valorizam muito mais um bom ambiente de trabalho do que o próprio salário e que 54% consideram trabalhar com colegas agradáveis mais importante do que a remuneração.
Essa nova geração de trabalhadores tem expectativas diferentes quanto ao lugar que trabalham e o que sentem, percebem e o que os motiva a se comprometer.
A liderança deve aplicar o teste de clima organizacional
Aqui está o grande papel da liderança. O líder deve de forma periódica avaliar o clima organizacional, não só através de suas percepções, mas também de forma estruturada, levando em conta indicadores como os que você viu no caso da empresa do João.
Além disso, cabe ao líder realizar periodicamente uma pesquisa de clima organizacional também de forma estruturada. Com este monitoramento você pode identificar pontos a serem melhorados e pontos favoráveis a serem potencializados.
Veja alguns exemplos de questões que podem ser utilizadas:
- A liderança age de acordo com o que fala?
- Eu recebo os recursos necessários para realizar meu trabalho?
- Eu sou bem tratado, independente da minha posição?
- As pessoas aqui têm vontade de vir para o trabalho?
- Este é um lugar descontraído para se trabalhar?
Uma das pesquisas de clima mais famosas é a aplicada às empresas pela Revista Você S/A, que resulta nas Melhores Empresas para Você Trabalhar desenvolvida pela FIA (Fundação Instituto de Administração).
Mas essa é uma prática que deve ser adotada por você líder que construirá um hábito em seus liderados de aprimorar sempre o clima organizacional da sua empresa. E se você é liderado e ainda não teve uma pesquisa como essa na sua empresa, que tal propor ao seu líder? Isso fará o trabalho ser melhor, mais prazeroso e consequentemente metas e resultados satisfatórios para todos.
6 passos que todo líder deve seguir
Para finalizar, não esqueça que o trabalho para melhoria do clima começa em você. (João, esses passos são pra você!) Procure seguir esses passos:
- Criar um ambiente físico confortável. Você não precisa ser um Google, mas melhore a sua oferta.
- Fale sobre salário e tenha um plano de carreira claro e objetivo disponível para o conhecimento de todos.
- Empodere, delegue e aceite a participação de seus liderados.
- Ambientes organizados influenciam muito na produtividade, e não vale aqui aquela máxima “eu me acho na minha bagunça”. Que seja pelo menos uma bagunça organizada.
- Não existem metas irracionais, mas sim prazos irracionais; reavalie se as metas são realmente possíveis.
- Seja um exemplo. A sua liderança depende disso.
Muito bem, João agora tem um caminho a trilhar para melhorar seus resultados. Se a sua empresa ainda não faz, que tal começar? Por mais climas organizacionais agradáveis, produtivos e que geram resultados.
O que achou do texto? Clique aqui para baixar nossa ferramenta exclusiva de feedbacks!