Menu

  • Início
  • Quem Somos

Onde nos encontrar

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Medium
  • SoundCloud
  • Twitter
  • YouTube

#MundoKasulo

Educação corporativa que forma líderes.

Uma lição de inteligência emocional com Augusto Cury

22 de fevereiro de 201921 de junho de 20193 minute readby Diego Knebel
Deslize para baixo

Com certeza você já ouviu falar de Augusto Cury, médico psiquiatra, psicoterapeuta, pesquisador e escritor. Augusto Cury foi o autor mais lido da última década e suas obras já foram publicadas em mais de 70 países. Apenas no Brasil, a venda de seus livros ultrapassou 30 milhões de exemplares. Impressionante, sim?

Mas se você ainda não ouviu falar dele, tudo bem. A ideia central deste texto é conversar um pouco sobre alguns aprendizados que tive ao estudar seus textos e como você pode se beneficiar destas ideias também.

Um gatilho de inteligência emocional, segundo Augusto Cury

Em uma de suas obras, “Ansiedade – Como combater o mal do século”, Cury cita a Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA) e como você pode, com alguns exercícios simples, controlar sua ansiedade controlando antes disso seus pensamentos. Mas como seria isso?

Vamos partir do pressuposto que todo pensamento gera um sentimento e que o estilo deste sentimento (efeito) está intimamente atrelado ao estilo do pensamento que o gerou. Estamos juntos? Pois bem.

Se eu penso, por exemplo, que “não vou conseguir” realizar algo, possivelmente meus sentimentos subsequentes estarão atrelados à impotência, frustração ou qualquer outro fator que sedimentará minha inércia (continuarei não fazendo algo).

Se, pelo contrário, meu pensamento me projetar positivamente como, por  exemplo, “eu vou conseguir”, terei em seguida sentimentos atrelados a empoderamento, a autoconfiança e isso me impulsionará a fazer, a realizar o que tenho vontade.

O que ocorre, em muitos casos, é que somos tomados por pensamentos sabotadores, gerados por um mecanismo mental acionado pela “lei do menor esforço”.

Estes pensamentos sabotadores geralmente nos “seguram” para não fazer algo: para não começar a dieta, para não fazer uma atividade física, para não dar seguimento naquele projeto tão importante. Afinal de contas, isso vai nos fazer gastar energia. Pensando as “coisas” certas, ou seja, usando os gatilhos mentais favoráveis, eu posso driblar este mecanismo sabotador que muitas vezes me faz pensar demais (SPA) e ficar ansioso.

Como controlar a ansiedade?

Qual seria a forma mais fácil de controlar seus pensamentos (principalmente os sabotadores)?

Segundo Cury, precisamos:

  1. Ficar atentos aos nossos pensamentos e escutá-los;
  2. “Emparedá-lo” com a técnica DQD (Duvidar, Questionar e Determinar);

A técnica DQD consiste em:

  1. Duvidar: simplesmente não aceitá-los como verdades absolutas;
  2. Questionar: no caso, questionar os seus próprios pensamentos a fim de validá-los ou refutá-los (deixá-los de lado);
  3. Determinar: diante das respostas para as próprias perguntas na opção “Questionar”, você deve determinar o que fará com este conteúdo e quais serão seus próximos passos ou decisões relativas a este assunto.

Aplicando a técnica DQD, naturalmente a sua inteligência emocional se amplifica pois você não será mais um marionete “na mão” dos pensamentos automáticos sabotadores e passa a ter poder sobre eles, filtrando aqueles que fazem sentido para você.

Ao elevar seu poder de selecionar seus pensamento e determinar quais deles você escolhe aplicar, naturalmente terá menos peso mental para carregar, ficará mais tranquilo e suas ações (bem como sua vida) vão se tornar mais leves.

O que achou do texto? Se gostou, tenho certeza que gostará do nosso ebook gratuito: 5 competências emocionais e relacionais que todo líder deve desenvolver!

Share this...
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Tweet about this on Twitter
Twitter

Post navigation

← Previous Post
Next Post →
Tags: / Category: Sem categoria

Submit a comment Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se!

Onde nos encontrar

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Medium
  • SoundCloud
  • Twitter
  • YouTube
Kasulo Group© 2018 — Educação corporativa que forma líderes.