Depois de um ou dois anos em um emprego, começamos a pensar: “Será que já não tá na hora de receber uma promoção?”
Já pensou assim? E, após ser promovida, percebeu que continuou querendo mais?
Cargos mais elevados, reconhecimento, salários maiores, todas as benesses de cargos executivos: chegar no topo.
Contudo, junto de todo o prazer do crescimento, muitas vezes vem a dor da responsabilidade. O profissional toma consciência de que suas atribuições envolvem muito mais que procedimentos burocráticos. Envolve comandar uma equipe para que os resultados sejam atingidos.
E aí muitas vezes começa o pesadelo das lideranças:
A dificuldade da gestão de pessoas
Equipes desconectadas, dificuldades de gerir a equipe, de fazê-la produzir e de manter um bom relacionamento.
Esses problemas acontecem porque o profissional que assume um cargo de gestão de pessoas precisa entender que gerir não é apenas uma função burocrática.
Então o que é gestão de pessoas? Gerir pessoas é desenvolver a capacidade de levar o time ao cumprimento de uma meta e desenvolver novas competências nesse time. E, para cumprir a meta, esse time precisa se comprometer.
Muito bem, então o que fazer?
4 passos para que você possa gerir melhor seu time
Busque significado
Você precisa colocar-se em direção a um propósito que seja capaz de inspirar você e seu time. É importante descobrir quais são as suas forças e as do seu time que, quando manifestadas por meio de atitudes, levam eles ao cumprimento do propósito.
Adote um ponto de vista mais positivo
Desenvolva um modo mais construtivo de ver as situações na empresa. Com esforço e habilidades necessárias você e seu time podem superar os desafios.
Como você pode fazer isso?
Isole eventos negativos ao invés de permitir que se transformem em um “vírus” no seu time, que contamina e sabota resultados. Observe que muitas vezes esses eventos são passageiros e transitórios. Abordar de forma positiva inclusive aumenta seu repertório de pensamentos e ações, que contribuem para a resolução do problema.
Crie conexão
Um sistema de comunicação eficaz e feedbacks adequados são peças chave. Quando sua comunicação é adequada ela cria uma corrente de entendimento capaz de integrar a todos. E essa integração exerce impacto direto na performance e na imagem da empresa.
Muitas vezes é nesse aspecto que você se torna um líder diferenciado. O feedback não deixa de ser um processo de comunicação que corrige falhas e oportuniza melhorias.
Mas cuidado: se esse processo não for feito da forma adequada ele pode arruinar sua liderança. Não encare o feedback como um momento de colocar sua raiva e frustração sobre aqueles que cometeram o erro ou não atingiram o resultado. Seu papel é estar focado em traçar ações que geram melhorias junto com a equipe.
Fortaleça a confiança
Diante de desafios, explore os cenários, selecione possíveis cursos de ação. Ao encontrar as soluções, desenvolva protocolos de ação. Eles levam as pessoas a enfrentar seus medos e ansiedades e perceber que estão preparadas, que são capazes de reverter situações.
Delegue as tarefas que não precisam ser feitas por você. Assim, sua equipe sentirá confiança na autonomia conquistada. A partir daí, monitore os resultados e aperfeiçoe.
Seguindo essas dicas, a gestão de pessoas se tornará uma tarefa mais fácil para você. E, pra te dar ainda mais segurança, separamos um artigo que fala como contornar os principais obstáculos do trabalho em equipe. Que tal dar uma olhada? É só clicar aqui: Saiba o real significado do trabalho em equipe
7 Comments